Biografia
José Renan Vasconcelos Calheiros, nascido em 1955 em Murici, Alagoas, é um advogado e político brasileiro com uma longa e influente carreira. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas em 1982, iniciando sua carreira política ao filiar-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) enquanto ainda cursava a faculdade.
Calheiros ocupou diversas posições ao longo de sua carreira, destacando-se como Deputado Estadual, Deputado Federal por dois mandatos, e Senador, sendo eleito para quatro mandatos (1995, 2003, 2011 e 2019), com previsão de permanência até 2027. Além disso, foi eleito Presidente do Senado Federal em quatro ocasiões (2005, 2007, 2013 e 2015). Entretanto, sua trajetória também foi marcada por controvérsias, incluindo denúncias de irregularidades que levaram ao pedido de cassação de seu mandato de 2007. Após a aceitação do pedido pelo Conselho de Ética, Calheiros optou por renunciar à presidência do Senado, sendo posteriormente absolvido pelo plenário.
Além de suas funções legislativas, Renan Calheiros ocupou cargos como Ministro da Justiça, Presidente do Conselho Nacional de Trânsito, Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), Presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), entre outros.
Durante a pandemia da COVID-19, Renan Calheiros atuou como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a atuação do governo federal na pandemia. Seu relatório final, apresentado enquanto exercia seu cargo de senador, foi aprovado e pediu 80 indiciamentos, incluindo o Ex-presidente da República Jair Bolsonaro.