Biografia
Afonso Celso de Assis Figueiredo nasceu em Ouro Preto em 21 de fevereiro de 1837. Iniciou sua trajetória acadêmica no Liceu Mineiro de Ouro Preto e mais tarde ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo. Desde os tempos de estudante, demonstrou interesse na esfera pública, exercendo o cargo de chefe de gabinete da província de São Paulo durante seus estudos.
Como liberal e abolicionista, Afonso Celso desempenhou um papel destacado na vida pública, ocupando diversos cargos, incluindo secretário da Polícia em Minas Gerais, inspetor da Tesouraria Provincial, procurador fiscal da Tesouraria-Geral, juiz de paz e deputado geral pela província de Minas em quatro legislaturas. Além disso, ocupou cargos como secretário de Estado dos Negócios da Marinha e secretário de Estado da Justiça. Recebeu o título de visconde de Ouro Preto em 1888 e foi o último presidente do Conselho de Ministros da monarquia.
No contexto do golpe republicano, seu ministério foi deposto sem grandes resistências. Após o golpe, Afonso Celso foi preso e exilado, embarcando para a Europa em 19 de novembro. Retornou ao Brasil em 1891, afastando-se da política até 1894, quando fundou o Partido Monarquista em oposição à República.
Afonso Celso publicou várias obras ao longo de sua vida, incluindo o livro "Advento da Ditadura Militar no Brasil". Além disso, foi sócio e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Faleceu em 21 de fevereiro de 1912 em Petrópolis.