Biografia
Teotônio Brandão Vilela (1917-1983) foi um agropecuarista, usineiro, empresário e político brasileiro, nascido em Alagoas, Pernambuco. Apesar de ter ingressado na carreira política como um conservador, Teotônio destacou-se como defensor da democracia no Brasil, deixando um legado de luta pelas liberdades democráticas.
Teotônio Vilela frequentou as faculdades de Engenharia e Direito, no Recife e no Rio de Janeiro, mas não concluiu nenhum dos cursos universitários. Autodidata e leitor assíduo do filósofo Jean-Jacques Rousseau, voltou para Alagoas em 1937, onde trabalhou inicialmente como agropecuarista e posteriormente como usineiro de açúcar em sociedade com o pai.
Iniciou sua trajetória política em 1954, sendo eleito deputado estadual em Alagoas e integrando a bancada do açúcar. Em 1960, tornou-se vice-governador na chapa do general udenista Luiz de Souza Cavalcante. Durante o golpe militar de 1964, apoiou as ações, acreditando que o presidente João Goulart ameaçava as instituições democráticas.
Filiado à Arena, partido que apoiava o regime militar, em 1966 foi eleito senador pela primeira vez. Entretanto, em seu primeiro discurso na casa, criticou publicamente o regime. Em 1974, após uma conversa privada com o presidente Ernesto Geisel, passou a lutar abertamente pela redemocratização do país. Reelegeu-se senador em 1974, tornando-se vice-presidente da Comissão de Finanças e membro titular da Comissão de Assuntos Regionais do Senado. A partir desse momento, Teotônio realizou inúmeros pronunciamentos em prol da questão democrática no país.