Biografia
Quintino Antônio Ferreira de Sousa nasceu em 4 de dezembro de 1836 no Rio de Janeiro e mudou-se para São Paulo em 1849, onde iniciou seus estudos e se envolveu com o jornalismo. Na década de 1850, adotou o sobrenome Bocaiúva em virtude de seus ideais ligados ao nativismo indígena.
De volta ao Rio de Janeiro, estabeleceu-se no jornalismo e também se destacou como teatrólogo, escrevendo peças como "Os Mineiros da Desgraça". Antes de ingressar na política, Bocaiúva já manifestava suas convicções republicanas e defendia a substituição do trabalho escravo. Participou da fundação do Clube Republicano, do jornal A República, trabalhou em periódicos como O Globo e O Cruzeiro, e contribuiu para a criação de O País.
Bocaiúva desempenhou um papel crucial no golpe que resultou na instauração da República, sendo nomeado Ministro das Relações Exteriores. Em 1890, foi eleito senador, mantendo vários mandatos consecutivos até 1900. Durante seu tempo no Senado, apoiou Floriano Peixoto, opôs-se a Prudente de Morais e criticou a política dos governadores.
Além disso, Bocaiúva exerceu o cargo de governador do Rio de Janeiro entre 1900 e 1903, período desafiador para o estado. Retornou ao Senado em 1909, permanecendo até 1912, ano de seu falecimento em 11 de julho.