Biografia
Fernando de Mello Vianna (1878-1954) destacou-se como advogado, empresário, magistrado, servidor público e influente político brasileiro, nascido em Sabará, Minas Gerais. Graduou-se em ciências jurídicas pela Faculdade Livre de Direito de Ouro Preto (MG) em 1900.
Sua carreira jurídica incluiu cargos como promotor público em Mar de Espanha, juiz municipal de Pará, juiz de direito em Serro, Carangola e Uberaba, além de ter sido procurador geral do Estado de Minas Gerais.
No âmbito político, Mello Vianna exerceu cinco mandatos ao longo de aproximadamente 16 anos. Ele foi deputado estadual em 1903, presidente do estado em 1924, vice-presidente da República e presidente do Senado de 1926 a 1930. Em 1945, representou Minas Gerais na Assembleia Nacional Constituinte, sendo eleito presidente da Assembleia.
No Senado Federal, ocupou a presidência e posteriormente atuou como senador de 1946 a 1955. Durante esse período, presidiu a Comissão de Relações Exteriores do Senado e foi vice-presidente da casa em 1946.
Mello Vianna foi o proponente da lei que federalizou a Universidade de Minas Gerais, co-fundador do Partido Social Democrático (PSD), membro da executiva nacional do partido, e presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil por três mandatos. Além disso, desempenhou papel significativo em várias instituições bancárias.