Biografia
Antônio Garcia de Medeiros Neto, nascido em 14 de agosto de 1887 em Alcobaça, Bahia, destacou-se como bacharel pela Faculdade de Direito da Bahia, iniciando seu envolvimento na vida política enquanto ainda cursava a faculdade, atuando como redator do jornal Diário da Bahia.
Sua participação política ganhou maior intensidade na década de 1930, quando, em 1933, co-fundou o Partido Social Democrático. No mesmo ano, desempenhou papel ativo na Assembleia Constituinte como deputado, tornando-se um notável apoiador do governo Vargas. Em 1934, foi designado líder da maioria da Comissão, com a missão de conciliar os interesses das diversas bancadas para sustentar Vargas no poder.
Eleito para o Senado em 1935, assumiu a presidência da casa até o advento do Estado Novo, iniciando seu mandato em 2 de maio de 1935. Em seu discurso de posse, declarou: "A revolução brasileira deu um grande passo para a sua solução, com a reforma eleitoral. Resta-nos sanear o voto, tornando-o consciente” (ANAIS, 1935, Livro 1, p. 18).
Com a redemocratização de 1945, Medeiros Neto foi um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro. Além de sua atuação política, foi membro da Ordem dos Advogados da Bahia e representante da OAB junto ao conselho federal. Seu legado encerrou-se com seu falecimento em 13 de fevereiro de 1948.