Biografia
Cândido José de Araújo Viana (1793-1875) foi um destacado político durante o período do Império no Brasil. Natural de Congonhas de Sabará, atual Nova Lima, Minas Gerais, nasceu em 15 de novembro de 1793. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra em 1822, retornou ao Brasil e iniciou sua carreira pública como Juiz de Fora de Mariana.
Na esfera política, Araújo Viana teve uma trajetória abrangente. Participou da Comissão Constituinte de 1823 como deputado, sendo também deputado geral, presidente das províncias de Alagoas e do Maranhão, além de senador. Desempenhou funções como Desembargador da Relação de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. Ocupou os cargos de Ministro da Fazenda, Ministro da Justiça e Procurador da Coroa e Fiscal do Tesouro. Além disso, foi professor de literatura e ciências positivas de D. Pedro II, examinador do Colégio Pedro II e presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Sua longa permanência no Senado, iniciada em 1840, abrangeu quase 30 anos. Durante esse período, destacou-se por votar contra a maioridade de D. Pedro e a favor da lei do ventre livre. Assumiu a presidência do Senado entre 1851 e 1853. Em 1854, foi agraciado com o título de Visconde de Sapucaí, e em 1872, recebeu o título de Marquês de Sapucaí. Faleceu no Rio de Janeiro em 23 de janeiro de 1875.