Biografia
João Belchior Marques Goulart, conhecido como Jango, nasceu em 1 de março de 1919, em São Borja, Rio Grande do Sul, embora seu registro de nascimento tenha sido alterado para 1918 para possibilitar sua entrada antecipada no ensino superior. Bacharelou-se em 1939 na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Porto Alegre.
Sua carreira política teve início em 1946 com a fundação do Partido Trabalhista Brasileiro em São Borja, seguido pela coordenação da campanha de Vargas. Ao longo dos anos, ocupou diversos cargos, incluindo deputado estadual e federal, secretário do Interior e Justiça do Rio Grande do Sul, ministro do trabalho, vice-presidente da república entre 1956 e 1961, período em que também presidiu o Senado.
Eleito novamente vice-presidente em 1960, Jango assumiu a presidência em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, durante um período de regime parlamentarista. Seu governo foi marcado por tensões e crises, culminando na destituição pelo golpe militar em 1964. Após o golpe, exilou-se no Uruguai, permanecendo fora do Brasil até sua morte em 6 de dezembro de 1976, em um município argentino.
Em 2013, o Congresso Nacional realizou uma sessão solene simbólica, devolvendo postumamente o mandato de presidente a João Goulart.