Biografia
Filinto Strubing Muller, nascido em 11 de julho de 1900 em Cuiabá, destacou-se como advogado e militar. Ingressou na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro, em 1919, e logo em 1922 envolveu-se no movimento tenentista, sendo preso por cinco meses. Dois anos depois, após nova participação no movimento, exilou-se na Argentina.
Proveniente de uma família com tradição na política mato-grossense, Filinto Muller iniciou sua carreira pública após 1930. Com breve participação na Revolução de 1930, tornou-se oficial-de-gabinete do ministro da Guerra e, posteriormente, ocupou cargos como secretário estadual, chefe da polícia do Distrito Federal e delegado especial de segurança pública e social. Como chefe da polícia, atuou contra a insurreição armada que visava derrubar Vargas. Com a instalação do Estado Novo, continuou reprimindo opositores. Em 1942, foi oficial-de-gabinete do ministro Gaspar Dutra e, em 1945, foi um dos fundadores do Partido Social Democrático.
Em 1947, ingressou no Senado, onde integrou diversas comissões, incluindo as de Trabalho e Previdência Social, Constituição e Justiça, Relações Exteriores, Finanças, Segurança e Economia, Valorização da Amazônia. Também foi líder da maioria por alguns anos e presidiu o Senado em 1973.
Filinto Muller teve quatro mandatos como senador, sendo o último iniciado em 1971 e encerrado em 1973, ano de seu falecimento em um acidente aéreo em Paris.