-
Eunício Oliveira
- Voltar
Metadados
Nome
Eunício Oliveira
Biografia
Eunício Lopes de Oliveira é um empresário e político nascido em 30 de setembro de 1952, em Lavras de Mangabeira, Ceará. Ele formou-se em administração de empresas e em ciências políticas pelo Centro Universitário de Brasília. Sua entrada na política deu-se por meio da filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) quando tinha cerca de vinte anos.
Durante sua trajetória, Eunício Lopes de Oliveira ocupou diversas posições de destaque. Ele presidiu o Sindicato de Empresas de Asseio e Conservação de Brasília, o Sindicato de Segurança Privada e Transporte de Valores do Distrito Federal. Além disso, foi vice-presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal e presidente fundador da Federação Nacional de Transporte de Valores.
Em outubro de 1998, Eunício Lopes de Oliveira foi eleito deputado federal, assumindo o cargo no ano seguinte. Ele foi reeleito por duas vezes, em 2003 e 2007. Durante seu tempo na Câmara dos Deputados, integrou diversas comissões, incluindo a de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias; Finanças e Tributação; Direitos Humanos; Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Trabalho de Administração e Serviço Público; Viação e Transporte; a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; e a Comissão Representativa do Congresso Nacional. Em 2004, licenciou-se do cargo para assumir o Ministério das Comunicações.
Em 2010, Eunício Lopes de Oliveira concorreu a uma vaga no Senado e foi eleito com a maior quantidade de votos do Ceará. Assumiu o cargo no ano seguinte, integrando várias comissões no Senado, incluindo Assuntos Econômicos; Constituição e Justiça; Ciência, Tecnologia, Inovação Comunicação e Informática; Assuntos Sociais; Educação, Cultura e Esporte; e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle, além do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
No Senado, votou majoritariamente a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff e foi relator da chamada PEC do Teto de Gastos. Em fevereiro de 2017, assumiu a presidência da casa, permanecendo até o final do mandato. Nas eleições de 2018, tentou a reeleição para o Senado, mas não obteve os votos necessários.
País de origem
Brasil
Ano de nascimento
1952