Biografia
João Maurício Wanderley (1815-1889), conhecido como o Barão de Cotegipe, foi um nobre, agropecuarista, magistrado e político brasileiro, membro do Partido Conservador. Nascido na capitania de Pernambuco, atual município da Barra, no estado da Bahia, o Barão de Cotegipe iniciou sua carreira política como deputado provincial em 1841. Ele também atuou como deputado geral da Bahia, presidente de província e senador.
No Senado, destacou-se como representante dos interesses escravagistas, manifestando-se contra a assinatura da Lei Áurea n° 3353 em 1888. Durante a votação, alertou para os riscos à ordem social e econômica, expressando preocupações com a possível perturbação da ordem no Brasil no futuro.
Além de sua atuação política, o Barão de Cotegipe ocupou cargos na administração imperial, desempenhando funções como ministro e secretário de estado dos Negócios da Marinha, Fazenda, Estrangeiros, Império e Justiça. Ele recebeu diversas condecorações e publicou vários trabalhos, incluindo "Revolução da Bahia" (1837) e "Melhoramento do fabrico de açúcar" (1867). João Maurício Wanderley faleceu em 1889.