Biografia
Nascido na Lituânia, Lasar Segall (1889-1957), foi cenógrafo, desenhista, escultor, figurinista, gravador e pintor. Inicialmente realizava pinturas de derivação impressionista, mas a partir de 1914, interessou-se pela estética expressionista, adotando-a. O artista destaca-se no cenário da arte moderna por ser considerado um dos representantes das vanguardas europeias.
Iniciou seus estudos de arte em 1905, na Academia de Desenho do mestre Antokolski na Lituânia. Também estudou na Escola de Artes Aplicadas e na Academia Imperial de Belas Artes, em Berlim, Alemanha. Em 1910, realizou sua primeira mostra individual na Galeria Gurlitt e, em 1912, veio ao Brasil pela primeira vez, realizando exposição em São Paulo e Campinas, mas é somente no ano de 1923 que fixa residência em São Paulo. No Brasil, realizou diversas outras exposições, foi um dos fundadores da Sociedade Pró-Arte Moderna (Spam), e após sua morte, a casa onde morava em São Paulo foi transformada no Museu Lasar Segall.
A característica pictórica de suas obras foi influenciada e sofreu mudanças nas formas e paletas de cores com o ambiente artístico de cada região por onde passou. No Brasil, onde teve contato com os jovens modernistas, Lasar Segall revelou um deslumbre pela luz e pelas cores tropicais e, em várias obras, acentuou o drama dos marginalizados pela sociedade, tais como Menino com Lagartixas (1924) e Colina Vermelha (1926). A violência, a miséria e as injustiças sociais são temas universais que estiveram presentes em toda sua carreira.