Biografia
Édouard Manet foi um polêmico artista em sua época. Nascido na França em 1832, seu interesse pela arte vinha desde cedo, mas não ingressou nesse mundo de imediato. Ao reprovar na prova de admissão da Escola Naval, por insistência do pai, embarca em um navio-escola que ia para o Rio de Janeiro. É na viagem que entra em contato pela primeira vez com as tintas, com ordens para pintar as despensas do navio. De volta à França, reprova novamente na prova para a Escola Naval e, pouco mais de um ano depois, se matricula no Ateliê de Thomas Couture.
Manet é considerado o pioneiro do Impressionismo e da pintura moderna. Em seu tempo, muitas de suas obras foram recusadas para serem expostas no Salão Oficial de Paris por não estarem adequadas aos padrões da época. Alguns de seus trabalhos como Almoço na Relva escandalizaram a sociedade pela nudez presente na obra.
Apesar de ser um artista polêmico, Manet teve reconhecimento enquanto estava vivo. Conseguiu realizar exposições, inclusive no Salão Oficial de Paris, tendo conseguido também medalhas pelos seus trabalhos.
Manet faleceu em Paris em 1883. Sendo pioneiro do impressionismo, suas obras também possuíam traços do Realismo.