-
“Transporte de Carruagem Desmontada (Transport D’Une Voiture Démontée)”
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
“Transporte de Carruagem Desmontada (Transport D'Une Voiture Démontée)”
Autor
Data
S/r
Descrição
A obra retrata uma paisagem urbana com avenida revestida por pedras. Em segundo plano há alguns morros, construções de estilo colonial de cor branca e telhado marrom, e sete pessoas que estão caminhando e conversando. Em primeiro plano há dezoito indivíduos, dos quais dezessete são de cor negra, pés descalços e carregam peças de um automóvel desmontado por uma espécie de porto, enquanto o décimo oitavo indivíduo os observa. Do lado direito há dois homens caminhando um atrás do outro enquanto se ajudam no carregamento de uma espécie de roda de cor marrom erguida pelos braços por cima de suas cabeças, o que está atrás usa um turbante sobre cabeça, uma bolsa no estilo capanga de cor branca, um tecido bege com listras horizontais de cor preta amarrado em volta da cintura e uma bermuda de cor bege.
Enquanto o homem que vai a frente usa turbante sobre a cabeça e um macacão bege com listras verticais de cor laranja. Ainda do lado direito da obra há um homem que carrega uma espécie de roda de cor marrom sobre a cabeça erguida por seus braços, usa turbante branco sobre a cabeça, camisa branca de mangas dobradas, tecido azul amarrado em volta da cintura e calça branca. Ainda do lado direito da obra, mais próximos ao centro, encontram-se dois homens que caminham um atrás do outro enquanto se ajudam no carregamento de uma espécie de roda de cor marrom, o homem que vai atrás veste uma bermuda de cor azul e o que caminha a frente veste camisa de cor bege com mangas dobradas e calças curtas de cor branca. Ao centro da obra há cinco homens, três caminhando atrás e dois à frente, que se ajudam no carregamento de uma grande caixa de cor branca que contém as inscrições: “Caixa Santos”, que está erguida sobre suas cabeças e é segura por seus braços. Os três homens que caminham atrás, o da direita veste bermuda branca, o que está ao centro veste bermuda bege e o que está à esquerda veste camisa azul, tecido marrom claro amarrado ao tronco e tecido branco amarrado em volta da cintura. Os dois homens que caminham à frente, o homem da direita veste camisa azul, tecido marrom amarrado em volta da cintura e calça curta de cor azul, já o homem que está à esquerda veste bermuda bege com listras horizontais de cor laranja. Do lado esquerdo obra encontram-se dois indivíduos que caminham um atrás do outro enquanto se auxiliam no carregamento de uma roda de cor marrom que está erguida sobre suas cabeças e é segura por seus braços, ambos vestindo tecidos de cor branca amarrados em volta da cintura.
Ainda do lado esquerdo estão cinco homens que caminham enquanto carregam uma grande peça do carro, os dois homens que caminham atrás carregam sobre suas cabeças e seguram pelos braços o que parece ser o banco do carro, o homem que vai a direita veste camisa e tecido amarrado em volta da cintura de cor azul claro e o que está a esquerda usa turbante branco sobre a cabeça, camisa azul e calça curta de cor branca, o homem que vai carregando a parte central da peça sobre seus ombros veste turbante branco sobre a cabeça, tecido azul em volta da cintura e calça curta de cor bege com listras horizontais de cor laranja, os dois homens que vão a frente estão com um dos braços abraçados um ao outro e carregam sobre suas cabeças a parte da frente da peça, o homem que está a direita veste turbante de cor branca sobre a cabeça, camisa de cor laranja e tecido branco com listras horizontais de cor azul em volta da cintura, enquanto o homem que vai a esquerda veste turbante de cor branca sobre a cabeça e tecido branco em volta da cintura. No canto esquerdo da obra encontra-se um homem de barba, de perfil que se apoia em uma espécie de pilastra, veste chapéu marrom, camisa branca e paletó marrom. Na parte da frente da obra se encontra uma roda, cordas e duas canoas amarradas ao porto.
Classificação / Denominação / Suporte
900 – REPRODUÇÃO > 30 – Estampa/Gravura | 900 – REPRODUÇÃO > 30 – Estampa/Gravura > 4 – Papel | 900 – REPRODUÇÃO
Material
Papel e tinta
Técnica
Gravura sobre papel
Assinatura / Marca / Fabricante
Não há
Dimensões (da obra)
58 x 43 cm
Histórico (da obra)
S/r
Histórico (do autor)
Jean-Baptiste Debret é um artista francês que tem uma boa participação na história do Brasil. Nascido em 1768 em Paris, Debret é um pintor, desenhista, gravador, decorador, professor e cenógrafo. Frequentou a Academia de Belas Artes em Paris e a École de Ponts et Chaussées. Trabalhou como pintor na corte de Napoleão e, após sua queda, integrou a Missão Artística Francesa cujos trabalhos influenciaram os caminhos da arte no Brasil.
Debret trabalha, no Brasil, como professor em seu ateliê, colabora na decoração da aclamação de D. João VI e ensina pintura na Academia Imperial de Belas Artes. Sua morada no país rendeu registros da paisagem, do povo e dos costumes, tendo publicado inclusive um livro, Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em três volumes, entre 1834 e 1839, quando já estava de volta a Paris. Também foi o responsável pelo retângulo verde e o losango amarelo da bandeira brasileira.
Debret faleceu em Paris no ano de 1848.
Referências Bibliográficas
OLEQUES, Liane Carvalho. Jean-Baptiste Debret. Info Escola. Disponível em:. Acesso em 27 de jul. de 2021.
JEAN-BAPTISTE Debret. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 27 de jul. de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7