-
Tião Viana – AC – (2007)
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Tião Viana – AC – (2007)
Autor
Data
2004
Descrição
Tião Viana – AC – (2007)
Classificação / Denominação / Suporte
100 – ARTES VISUAIS > 10 – Pintura > 1 – Têxtil (tela) | 100 – ARTES VISUAIS > 10 – Pintura | 100 – ARTES VISUAIS
Material
Tela
Técnica
Pintura à óleo
Assinatura / Marca / Fabricante
"Urbano" Frente, pintado, canto inferior direito.
Dimensões (da obra)
76 x 56 cm
Histórico (da obra)
Pintura pertence a coleção de retratos pintadas exclusivamente para o Senado Federal, que forma a Galeria de Presidentes do Senado no Período da República. Senado é uma das câmaras dos parlamentos. Seus membros – os senadores – representam os estados-membros de uma federação e podem ser eleitos diretamente (como no caso do Brasil) ou por indicação do estado que representam (exemplo típico: Alemanha). As suas atribuições variam de país para país, sendo que no Brasil têm a responsabilidade de zelar pelos direitos constitucionais do povo, julgar o Presidente da República e analisar e votar projetos de lei, entre outras atividades. Cada estado e o Distrito Federal elegem três senadores (em um total de 81 senadores), com um mandato de oito anos, renovando-se a representação de 4 em 4 anos, alternadamente, por um e dois terços. Cada senador é eleito com dois suplentes, registrado na sua chapa, que o substitui na ordem de registro. No Brasil, só podem ser eleitos os cidadãos que possuírem no mínimo 35 anos de idade.
Sebastião Afonso Viana Macedo Neves, mais conhecido como Tião Viana, (Rio Branco, 9 de fevereiro de 1961) é um médico e político brasileiro. Graduou-se em medicina na Universidade Federal do Pará, entre 1981 e 1986. Em 1987, concluiu o Curso de Especialização em Medicina Tropical, do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília/Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. No ano seguinte, fez pós-graduação em Clínica Médica no Hospital Universitário de Brasília. Em 1994, entrou em uma disputa eleitoral pela primeira vez, quando foi candidato a governador do Acre, obtendo o 3.º lugar, com 24% dos votos. Em 1998, foi eleito ao Senado Federal. Quando era vice-presidente da casa, assumiu interinamente a presidência do Senado de 15 de outubro a 11 de dezembro de 2007, quando o então presidente Renan Calheiros afastou-se e, em seguida, renunciou ao cargo. Uma nova votação elegeu Garibaldi Alves Filho, do PMDB, para comandar o Senado. Concorreu à presidência do Senado em fevereiro de 2009, sendo derrotado pelo Senador José Sarney por 49 votos a 32. Em 3 de outubro de 2010, foi eleito governador do Acre no primeiro turno com 50% dos votos válidos. Seu irmão, Jorge, ex-governador do estado, foi eleito senador no mesmo pleito.
Histórico (do autor)
Urbano José Pibernat Villela é um artista nascido no Rio Grande do Sul em 1942. Sua dedicação à pintura começou em 1960, dedicando-se à técnica de óleo sobre tela. Em seus trabalhos, estão mais de mil e quinhentos retratos do mundo social, político e cultural, incluindo retratos dos ex-presidentes do Senado Federal, expostos no Museu do Senado. Realizou várias exposições individuais ou coletivas e alguns de seus trabalhos lhe renderam medalhas de ouro.
Referências Bibliográficas
ATELIER Urbano Villela. Urbano Villela. Currículo. Disponível em: . Acesso em: 14 de ago. de 2021.




