Histórico (do autor)
Nascido em Ingazeiras, Ceará, em 1926, Aldemir Martins foi um pintor, desenhista, ilustrador e gravador. Apesar de ter desenvolvido interesse pelas artes desde cedo, sua vida com grupos de arte e exposições começa na década de 1940. Em 1942, junto com Mário Barata, Barbosa Leite e Antônio Bandeira, criou o Grupo Artys e SCAP, Sociedade Cearense de Artistas Plásticos. Ainda na década de 40, participou do Salão Abril – III Salão de Pintura do Ceará, da Exposição coletiva na Galeria Askanasy e de várias outras exposições coletivas.
Ao longo de sua carreira, fez várias exposições não apenas no Brasil, mas também no exterior. Acumulou prêmios como a Medalha de Ouro no V Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, o Prêmio Presidente Dei Consigli dei Ministeri, na XXVIII Bienal de Veneza e o primeiro prêmio por grafia na Bienal Internacional de Veneza.
Com um estilo inovador, trabalhou com diversas técnicas e com cores, luzes e traços marcantes. Aldemir Martins representou o Brasil em suas obras com a paisagem e o homem nordestino.
Faleceu em São Paulo em 2006.