Forro composto de chapas de alumínio retangulares fixadas a uma malha metálica que, por sua vez, está presa à cúpula de concreto. As peças retangulares apresentam um elemento de fixação com pivô e estão dispostas em sentidos alternados. Em conjunto, geram um forro com funções acústicas.
A obra é um site-specific, foi concebida por Athos Bulcão (e sua equipe) para ocupar o teto e o fundo do Plenário do Senado Federal.
Histórico (do autor)
Athos Bulcão foi um artista que começou a se dedicar às artes visuais ainda jovem: trabalhou como assistente de Portinari, artista plástico brasileiro; fez cursos de desenho e litografia em Paris; trabalhou como ilustrador de livros e catálogos no Rio de Janeiro. Na década de 50, começa a trabalhar com fotomontagens e, em 1958, começa a atuação que marca a história e a imagem de Brasília.
A obra de Athos Bulcão aparece em diversos lugares de Brasília, como no Congresso Nacional, no Memorial JK, no Palácio do Itamaraty e na Capela do Palácio da Alvorada. Além disso, também lecionou na Universidade de Brasília.
Um dos mais importantes artistas brasileiros modernos, Athos morreu em 2008, em Brasília, em decorrência de complicações causadas pelo mal de Parkinson.
Referências Bibliográficas
ATHOS Bulcão. Fundação Athos Bulcão. Disponível em:. Acesso em: 21 de jul. de 2021.
ATHOS Bulcão. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 21 de jul. de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Senado Federal. In: Inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 de jan. de 2023.