Painel composto por azulejos de 15 x 15 cm, com três padrões geométricos na cor azul, estampados em fundo branco, entremeados por azulejos esmaltados brancos. O primeiro padrão apresenta um polígono irregular configurado a partir da junção de um paralelogramo e de um quadrado. O segundo padrão consiste em um arco de cor azul localizado centralmente à peça. O terceiro padrão apresenta um polígono irregular de cor azul configurado a partir da junção de um paralelogramo e de um retângulo. A composição abstrata é formada pela repetição dos padrões, refletidos, invertidos ou dispostos em sentidos variados, de forma aleatória.
O painel possui cor azul nº 52 na escala cromática de Athos, localiza-se na parede posterior do Salão Verde, ao longo do jardim interno, cujo paisagismo é de autoria de Roberto Burle Marx. O painel, que possui pé-direito duplo, compõe, no segundo pavimento, a parede posterior do hall que abriga as agências bancárias e alguns gabinetes.
“A intuição de Athos Bulcão consiste em variar cada módulo de posição de tal maneira que ele é sempre outro sendo exatamente o mesmo. ” (Agnaldo Farias - Fundação Athos Bulcão, 2001: 44)
Histórico (do autor)
Athos Bulcão foi um artista que começou a se dedicar às artes visuais ainda jovem: trabalhou como assistente de Portinari, artista plástico brasileiro; fez cursos de desenho e litografia em Paris; trabalhou como ilustrador de livros e catálogos no Rio de Janeiro. Na década de 50, começa a trabalhar com fotomontagens e, em 1958, começa a atuação que marca a história e a imagem de Brasília.
A obra de Athos Bulcão aparece em diversos lugares de Brasília, como no Congresso Nacional, no Memorial JK, no Palácio do Itamaraty e na Capela do Palácio da Alvorada. Além disso, também lecionou na Universidade de Brasília.
Um dos mais importantes artistas brasileiros modernos, Athos morreu em 2008, em Brasília, em decorrência de complicações causadas pelo mal de Parkinson.
Referências Bibliográficas
ATHOS Bulcão. Fundação Athos Bulcão. Disponível em:. Acesso em: 21 de jul. de 2021.
ATHOS Bulcão. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 21 de jul. de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Senado Federal. In: Inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 de jan. de 2023.