-
Sem título
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Sem título
Autor
Data
1978
Descrição
Painel em madeira laqueada na cor vermelha (cor nº. 21 na escala cromática de Athos Bulcão), composto por quinze peças retangulares, de 173,5 x 96 cm. Os módulos, separados entre si por juntas, são formados pela sobreposição de placas, com borda reta de um lado e curva de outro, resultando em uma composição com altos e baixos-relevos. Existem sete diferentes tamanhos de placas que compõem os módulos. As placas em relevo, em tamanhos e formas variadas, são sobrepostas em camadas formando, ao longo do painel, alto e baixo-relevos, em quatro níveis. As bordas das placas formam uma sequência de linhas onduladas contínuas ou interrompidas, dependendo da disposição das peças. Essas placas são assentadas sobre uma base retangular lisa que, fixada a uma parede de alvenaria, se encontra recuada em relação ao plano do painel. Na face posterior, o painel é revestido com tecido na cor marrom, sendo que as laterais recebem um acabamento feito com placas de madeira laqueada na cor vermelha. O rodapé em granito preto (7 cm) é recuado em relação ao plano do painel. O painel é distanciado da laje do teto por uma pequena junta e apresenta altura variável, pois acompanha o nível do teto, que é ligeiramente inclinado.
Classificação / Denominação / Suporte
100 – ARTES VISUAIS | 100 – ARTES VISUAIS > 90 – Outros > 2 – Madeira | 100 – ARTES VISUAIS > 90 – Outros
Material
Madeira
Técnica
Laqueada
Assinatura / Marca / Fabricante
Não há
Dimensões (da mancha)
/
Dimensões (da obra)
680 x 487 x 25,5 cm
Dimensões (da Moldura / Base / Estojo)
/
Histórico (da obra)
S/r
Histórico (do autor)
Athos Bulcão foi um artista que começou a se dedicar às artes visuais ainda jovem: trabalhou como assistente de Portinari, artista plástico brasileiro; fez cursos de desenho e litografia em Paris; trabalhou como ilustrador de livros e catálogos no Rio de Janeiro. Na década de 50, começa a trabalhar com fotomontagens e, em 1958, começa a atuação que marca a história e a imagem de Brasília.
A obra de Athos Bulcão aparece em diversos lugares de Brasília, como no Congresso Nacional, no Memorial JK, no Palácio do Itamaraty e na Capela do Palácio da Alvorada. Além disso, também lecionou na Universidade de Brasília.
Um dos mais importantes artistas brasileiros modernos, Athos morreu em 2008, em Brasília, em decorrência de complicações causadas pelo mal de Parkinson.
Referências Bibliográficas
ATHOS Bulcão. Fundação Athos Bulcão. Disponível em:. Acesso em: 21 de jul. de 2021.
ATHOS Bulcão. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 21 de jul. de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Senado Federal. In: Inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 de jan. de 2023.