-
São Gabriel Arcanjo
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
São Gabriel Arcanjo
Data
2010
Descrição
Figura em forma humana com asas, de corpo inteiro. A perna direita se encontra posicionada na frente da esquerda. Possui pele clara e cabelo castanho com comprimento longo. Traja túnica de cor marrom sobreposta sobre outra de cor vermelha, ambas estampadas. Por cima, lenço de cor amarela, amarrado de forma cruzada sobre o busto, com ponta pendendo para baixo. Calça bota de cano longo, de cor marrom. Apresenta a mão esquerda levantada, com o dedo indicador apontado, e a mão direita segurando objeto de forma cônica, com flores no interior. Em segundo plano, visualiza-se curso de água com vegetação ao redor. Ao fundo, céu nublado com tons azulados e amarelados.
Em primeiro plano há uma figura humana, masculina, de pé, ¾ de perfil à direita, fisionomia alegre, cabeça inclinada à direita, pele branca, rosto oval, olhos amendoados e castanhos escuros, nariz afilado, boca cerrada, lábios afilados e rosados, queixo montículo, cabelos longos, ondulados e castanhos claros, pescoço longo e fino, asas de cor marrom tom bronze, braço direito levantado com o dedo indicador apontando para cima, o braço esquerdo está estendido ao longo do corpo, a mão esquerda segura uma espécie de trombeta de cor marrom tom chocolate repleta de linhas verticais, veste uma espécie de túnica formada por uma sobreposição de dois tecidos nas cores marrom tom chocolate, parte superior, vermelho vivo, na parte inferior, detalhes em dourado e acabamento em rendas douradas, a gola da roupa é composta por uma espécie de lenço de cor amarela com uma espécie de botão azul escuro fixado no centro da gola, do meio dessa gola sai um tecido amarelo de tamanho grande que passa pela lateral direita do corpo e parece estar em movimento, calça botas de cano médio na cor marrom tom chocolate e detalhes em dourado. Ainda em primeiro plano no canto inferior direito há um ramo de flores semelhante a rosas nas cores: vermelho, azul claro e lilás e também flores de seis pétalas nas cores: amarelo, azul claro e rosa claro, todo o ramo de flores está cercado por folhas de cor verde escuro. O firmamento do primeiro plano é retratado na cor marrom tom auburn e se assemelha a terra. Em segundo plano, canto inferior esquerdo, há uma espécie de ilha ou margem composta por uma árvore, retratada parcialmente, de cor verde claro e o firmamento também retratado na cor verde claro e tons de marrom que se assemelha a grama, do lado direito desta ilha/margem passa um rio de cor azul claro e ao lado do rio há outra margem retratada nas cores verde claro e marrom tom chocolate. Em terceiro plano há o céu com algumas nuvens brancas, tons de azul, laranja e marrom.
Classificação / Denominação / Suporte
100 – ARTES VISUAIS > 10 – Pintura > 1 – Têxtil (tela) | 100 – ARTES VISUAIS > 10 – Pintura | 100 – ARTES VISUAIS
Material
Tela / Tinta óleo
Técnica
óleo sobre tela
Assinatura / Marca / Fabricante
Não há
Dimensões (da mancha)
40 x 60 cm
Dimensões (da obra)
40 x 60 cm
Dimensões (da Moldura / Base / Estojo)
75 x 55 x 6,5 cm
Histórico (da obra)
A obra representa São Gabriel Arcanjo. Segundo a doutrina da Igreja Católica, os anjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a mais alta hierarquia dos anjos. O nome Gabriel vem do Hebraico e quer dizer "Deus é meu protetor" ou, ainda, "homem de Deus". São Gabriel Arcanjo teria como missão principal ser o anunciador das revelações de Deus.
Histórico (do autor)
Os artistas plásticos Edgar de La Veja e sua sobrinha Mabel Francesca de La Veja (ou Mabel Francesca de La Vega e Edgar de La Vega) são naturais de Cuzco, no Peru, e representam a arte peruana da Escola Cusquenha, a arte cusquenha é a representação vibrante do barroco peruano do século XVI, caracterizado pela representação de ícones e temas do catolicismo, associados aos movimentos populares. A presença de adornos e a riqueza em detalhes e acabamentos meticulosos são marcas representativas.
Mabel de La Veja é especialista em pinturas religiosas, como arcanjos, santos e virgens, seu trabalho envolve a técnica barroca-indígena, o que representa um trabalho rico em nuances, preciso e suave em detalhes.
Edgar de La Veja trabalha com entalhes em madeira e molduras, acopladas aos quadros de Mabel. Além de madeira, Edgar utiliza laminados a ouro, prata e bronze.
Referências Bibliográficas
- https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-gabriel-arcanjo/302/10