Histórico (do autor)
Said Santiago nasceu em Conceição do Mato Dentro, no dia 23 de outubro de 1955 [...] Autodidata, iniciou a caminhada profissional, no âmbito da moda, em 1974. Destacou-se como modelo e estilista, também teve grande êxito nas passarelas e na televisão através da publicidade. Após atingir sucesso, reconhecimento e diversos convites para trabalhar no exterior, Said deixou a carreira da moda, buscando novos caminhos. Excelência como marchand da Associação Escola Fazenda de Artes e Ofícios, em Conceição do Mato Dentro, dedicou-se a consolidar e ampliar o artesanato regional, em particular a tapeçaria. Foi então que passou a criar imagens sacras, inspirado nas iconografias barrocas de Minas Gerais.
Em acervos e coleções importantes acolhem peças de sua autoria, além de personalidades e artistas, que vão desde o Papa Francisco a jornalista Poliana Abrita, possuem obras assinadas por Said Santiago. Ele sublinhava com entusiasmo, a sucessão de países em que suas obras sacras se incorporaram a coleções públicas e privadas. Estão anotados Filipinas, Itália, Portugal, Espanha, México, Estados Unidos, França, Argentina, República Tcheca, Suíça e etc.
Said Santiago foi um artista de vocação plural, sensível aos apelos múltiplos de seu tempo. Buscava nos retábulos e na imaginária, na pintura, na talha e na escultura, elementos com os quais iria refazer o barroco do ouro e dos diamantes nos tapetes arraiolos de sua Conceição do Mato Dentro. *Texto com informações da Biografia de Said Santiago, escrita por Ângelo Oswaldo.