Composição estilizada com figura feminina sentada sobre uma poltrona, com o corpo voltado levemente para a direita. Composta por formas justapostas, em tons de amarelo, vermelho, verde, azul, preto e branco. Textura com relevo na área ao redor da cabeça da figura.
A obra provavelmente faz parte do começo da carreira de Emanoel Araújo, após seu ingresso na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Nas xilogravuras que então produzia, notam-se algumas que já possuem relevos, dobras ou rugas. Essas obras exploram temas locais e representações femininas que aludem à fecundidade.
Histórico (do autor)
Emanoel Alves de Araújo é um artista brasileiro nascido na Bahia em 1940. Escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo, Emanoel inicia na arte cedo, realizando sua primeira exposição individual em 1959.
Em sua trajetória, estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, recebeu prêmios como a medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença e o prêmio de melhor escultor, da Associação Paulista de Críticos de Arte. Instalou e dirigiu por anos o Museu de Arte da Bahia, lecionou artes gráficas e escultura no Arts College, na The City University of New York. Além disso, por dez anos, foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e curador e diretor do Museu Afro-Brasil em São Paulo.
Suas obras se aproximam da corrente construtivista. Em seus trabalhos, as formas geométricas são aliadas a contrastes e cores fortes.
Referências Bibliográficas
EMANOEL de Araújo. Museu Afro Brasil. São Paulo. Disponível em:. Acesso em: 29 de jul. de 2021
EMANOEL Araújo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 29 de jul. de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7