-
Rio de Janeiro – Serra da Tijuca (Reprodução)
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Rio de Janeiro - Serra da Tijuca (Reprodução)
Data
S/r
Descrição
Obra em preto e branco. Em primeiro plano, mais à esquerda, há um grupo com cerca de dez indivíduos; uma criança, um bebê, duas mulheres e seis homens, parecem discutir, estão todos em pé (exceto o bebê) e os homens estão com os braços abertos. As mulheres vestem saia longa escura, blusa de cor clara, turbante sobre a cabeça, uma delas segura o bebê e a outra possui um pacote sobre a cabeça. A criança é do sexo masculino, veste calça clara e blusa de manga comprida, os homens vestem calças ou bermudas claras, três vestem camisas de cor clara e dois deles usam chapéu sobre a cabeça. Em segundo plano, lado esquerdo, há uma mulher; vestindo saia longa e blusa de manga comprida, turbante sobre a cabeça todos de cor clara e colar, e um indivíduo que parece ser do sexo masculino, sentados sobre uma pedra, atrás deles há uma palmeira de porte médio, ao lado deles está uma figura feminina; de pé, de vestido longo de cor clara, espécie de lenço comprido sobre o ombro direito. Do lado direito há três indivíduos do sexo masculino, à beira do mar um de costas; vestindo calça clara, dois de perfil; vestindo blusas de manga longa e calça, o da esquerda segura um chapéu escuro e o da direita tem um chapéu claro sobre a cabeça. Mais atrás há cerca de sete pequenas embarcações e cinco indivíduos do sexo masculino dentro do mar, próximos da margem; um deles está dentro da água, usa calça e possui um pacote sobre o ombro direito, os outros quatro estão dentro das embarcações; usam calças e blusas de manga longa, dois deles usam chapéu e um segura um chapéu escuro com a mão direita erguida. Em terceiro plano, lado esquerdo, há três indivíduos, a direita deles há uma palmeira de porte médio, plantas de porte pequeno e o mar, que vai de parte do lado esquerdo até o lado direito, no canto direito há uma pequena ilha, ou península com algumas plantas de porte baixo e uma palmeira de porte médio. Em quarto plano, do lado esquerdo há cerca de três construções, algumas palmeiras de porte médio e plantas de porte pequeno, ao lado das construções está o mar, que vai da parte do lado esquerdo até o lado direito da obra. Em quinto plano há uma cadeia de montanhas, com vegetação de porte pequeno à beira do mar, do lado direito da obra há cerca de quatro construções. Em sexto plano está o céu com poucas nuvens que vão do lado esquerdo até o centro da obra.
Classificação / Denominação / Suporte
900 – REPRODUÇÃO > 30 – Estampa/Gravura | 900 – REPRODUÇÃO > 30 – Estampa/Gravura > 4 – Papel | 900 – REPRODUÇÃO
Material
Papel e tinta
Técnica
Impressão sobre papel
Assinatura / Marca / Fabricante
Não há
Dimensões (da obra)
29,9 x 40,6 cm
Dimensões (da Moldura / Base / Estojo)
58 x 43 cm
Histórico (da obra)
S/r
Histórico (do autor)
Johann Moritz Rugendas (1802-1858) foi pintor, desenhista, gravador, etc. O artista é conhecido por suas obras que representam um dos materiais fundamentais de conhecimento da sociedade e da paisagem americana no século XIX.
Rugendas iniciou no meio artístico por influência do pai, ainda na infância. Posteriormente, em 1815, frequentou o ateliê do pintor alemão Albrecht Adam (1786-1862); em 1817, estudou na Academia de Belas Artes de Munique. Foi influenciado pelos relatos de viagem de alguns pintores naturalistas alemães e viajou ao Brasil como desenhista documentarista em 1822, retratando a paisagem natural, a fauna, a flora e as cidades brasileiras por onde passou. Cem litografias baseadas em desenhos brasileiros foram publicadas no volume Voyage Pittoresque dans le Brésil, tornando-se um dos mais importantes documentos iconográficos sobre o Brasil do século XIX.
Referências Bibliográficas
JOHANN Moritz Rugendas. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: enciclopedia.itaucultural.org.br. Acesso em: 9 de ago. de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7