Figura masculina posando em campo aberto. Traja roupa militar, incluindo capacete e sobretudo verdes, além de sapatos marrom. Paisagem descampada, com mar em segundo plano à direita e céu nublado.
"Jacques Madyol / Bruxelles", à tinta no canto inferior direito
Dimensões (da obra)
2,53 x 2 m
Dimensões (da Moldura / Base / Estojo)
2,87 x 2,30 m
Histórico (da obra)
O retrato do rei Alberto I da Bélgica foi um presente do parlamento Belga para o parlamento Brasileiro, por ocasião da visita do rei ao Brasil em 1920. Foi realizada uma grande sessão solene para a recepção do rei belga no Palácio Monroe, que nessa época estava sendo usado pela Câmara dos Deputados (foi somente em 1925 que o Palácio Monroe passou a ser sede do Senado federal). Segundo pesquisa no Arquivo Histórico do Senado Federal, foi encontrada uma minuta da Diretoria do Arquivo, de 1927, que autorizou o Senado Federal a colocar o retrato do Rei Alberto em Lugar de Honra no Palácio Monroe.
Histórico (do autor)
Jacques Madyol foi um artista nascido em 1871, na Bélgica. Foi pintor de cenas de gênero, paisagens, naturezas-mortas e retratos, aquarelista e ilustrador. Estudou na Academia de Belas Artes de Bruxelas em 1893, e tornou-se conhecido pelos seus retratos, tendo sido contratado para pintar personalidades importantes, tais como o Rei Alberto I, a Rainha Elizabeth da Bélgica e generais belgas da Primeira Guerra Mundial. Além dos retratos, também pintou paisagens, incluindo alguns frutos de viagens para o Brasil e para a França.
Também foi co-fundador do grupo de arte “Cercle Le Labeur” e expôs suas obras em importantes espaços artísticos, como “L'Exposition Treinnale d'Anvers” (1901), em Bruxelas (1907) e na “Exposition universelle et internationale de Bruxelles” (1910).
Referências Bibliográficas
BRASIL. Congresso Nacional. Senado Federal. Obras de arte do Senado Federal. – Brasília : Senado Federal, 2010.
JACQUES Madyol (Belga, 1874-1950). JM Stringer Galery. Disponível em: . Acesso em: 21 de jul. de 2021.
NATUREZA morta com frutos do mar mediterrâneos. Valentina Safarian. Disponível em: . Acesso em: 21 de jul. de 2021.