Histórico (do autor)
Nascido no bairro de Laranjeiras no Rio de Janeiro em 1907, Oscar Niemeyer Soares Filho (1907-2012), conhecido como Oscar Niemeyer, tornou-se um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial, com mais de 600 obras pelo mundo. Dentre suas obras, foi responsável pelo planejamento de diversos edifícios públicos em Brasília, tais como o Palácio da Alvorada; o Palácio do Planalto; o edifício do Supremo Tribunal Federal; o Congresso Nacional; a Catedral e o Teatro Nacional. Sua marca principal é a utilização de concreto aparente, vidro, curvas e grandes vãos.
Em 1929, Niemeyer entrou para a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Formou-se engenheiro-arquiteto em 1934 e iniciou sua vida profissional em 1935 no escritório do arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Em 1937, Niemeyer projetou a Obra do Berço no Rio de Janeiro, que se tornou sua primeira obra construída e inaugurada em 1939. Em 1956, Niemeyer é convidado por Juscelino Kubitschek para projetar o que viria a ser a nova capital do Brasil, sendo nomeado diretor do departamento de arquitetura da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), empresa criada para a construção de Brasília.
Com a criação da Universidade de Brasília por Darcy Ribeiro, Niemeyer foi nomeado coordenador da Escola de Arquitetura da UnB em 1962. A partir de então, projetou obras em diversos países, tornando-se arquiteto de grande renome, acumulando inúmeras premiações, como o Prêmio do Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 1949, o Prêmio Pritzker de Arquitetura em 1988, o Prêmio Príncipe das Astúrias da Arte em 1989 e a Medalha do Mérito Cultural do Brasil em 2007, entre outros.