-
No Verão (Reprodução)
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
No Verão (Reprodução)
Autor
Data
1894
Descrição
Duas meninas nuas deitadas em uma cama, posicionadas de frente para o espectador. A menina da esquerda se encontra com os olhos fechados, e o braço direito pendendo para fora da grade da cama. Usa um tecido verde na cabeça. A menina da direita se encontra com a cabeça levantada, olhando para o espectador, e apoia as duas mãos na grade da cama.
Classificação / Denominação / Suporte
900 – REPRODUÇÃO > 10 – Pintura | 900 – REPRODUÇÃO > 10 – Pintura > 4 – Papel | 900 – REPRODUÇÃO
Material
Papel e tinta
Técnica
Impressão sobre papel.
Assinatura / Marca / Fabricante
"E. Visconti / Paris 1894" - canto inferior direito
Dimensões (da obra)
18,5 cm x 25,2 cm
Dimensões (da Moldura / Base / Estojo)
56 cm x 61cm x 1,5 cm
Histórico (da obra)
Duas meninas nuas numa cama – um tema ousado e inusitado para o final do século XIX, tratado pelo artista com sensibilidade e sem exposição acintosa, faz dessa pintura uma obra pioneira, porém perfeitamente sintonizada com a cultura do seu tempo. Num caderno de desenhos de Visconti, de coleção particular, aparecem três esboços preliminares para esta pintura [CD00], nos quais as duas garotas estão em posições diversas. Há também um estudo pintado a óleo da cabeça da menina que olha por cima da grade, mostrando uma direção diferente para o seu olhar [P351].
Foi apresentada na Exposição Individual de 1901, na ENBA, sob o nº 32 em seu catálogo, com o título As duas irmãs e a especificação “Trabalho de pensionista”; mas no Catálogo Geral das Galerias de Pintura e de Escultura da ENBA, de 1923, foi designada apenas como Estudo de nu, o que pode ser verificado pelas dimensões apontadas. Em algum momento depois desta publicação, provavelmente, porque suas qualidades observadas por tantos comentaristas – composição bem elaborada; escorço admirável; ângulo singular; leveza do colorido; sutileza da cena; jogo dos contrastes; profundidade das expressões e sensualidade inquietante – não se conformaram à designação tão redutora que lhe foi dada, teve seu título trocado com a pintura. No verão. Esta última, representando uma menina nua com uma ventarola, sobre a mesma cama [P312], havia recebido a medalha de 2ª classe [PR1894] na 1ª EGBA, em 1894, e um pouco antes participado do Salon de Paris; o que foi por muito tempo computado para a pintura das duas meninas na cama, pois a troca de títulos só foi percebida em 2009, a partir de uma pequena descrição da tela medalhada, publicada no jornal Gazeta de notícias (1° nov. 1894). Uma anotação feita junto ao esboço desenhado do Nu feminino [P318] em um bloquinho de notas [CD004], informa que: “Este foi trocado pelas duas meninas na cama”. Acrescida da designação “Trabalho de pensionista” junto ao título As duas irmãs no catálogo da exposição de 1901, pode-se concluir que o Nu femininoseria um dos envios obrigatórios para os pensionistas em seu segundo ano de estágio, mas Visconti resolveu trocá-lo pela pintura das duas meninas.
E foi assim que esta passou a pertencer à Pinacoteca da ENBA com a designação Estudo de nu e, provavelmente, quando da divisão do acervo por ocasião da criação do Museu Nacional de Belas Artes, em 1937, foi destinada a este, com o título. No verão, não se tratava apenas de uma academia, como os outros envios de pensionista e, certamente, alguém julgou que havia ali um engano.
Histórico (do autor)
Eliseu D'Angelo Visconti foi um artista nascido na Itália em 1866. Em 1873, muda-se para o Brasil, onde passa a estudar arte no Liceu de Artes e Ofícios e posteriormente na Academia Imperial de Belas Artes. Eliseu foi um artista que se relaciona muito com a inovação. Ainda no início da sua carreira, integra o Ateliê Livre, grupo que se rebelou contra as normas de ensino tradicional da arte.
Sua carreira se desenvolve entre o Brasil e o exterior: recebe o primeiro prêmio de viagem concedido pelo governo republicano e viaja a Paris, onde estuda na École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts e cursa arte decorativa na École Guérin. Na Itália, estuda pintura florentina. Realiza sua primeira exposição individual em 1901 no Rio de Janeiro.
Ao longo de sua carreira, realizou várias exposições, tendo uma rica obra com influência de variados estilos como o simbolismo, o impressionismo, a art nouveau e o pontilhismo. Realizou muitos auto retratos, pinturas de paisagem e da família. Foi também professor da Enba, mas renuncia ao trabalho por estar descontente com as normas de ensino.
Sua obra se relacionou com diversas tendências e buscou a renovação da arte no Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro em 1944.
Referências Bibliográficas
ELISEU Visconti. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 02 de ago. de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
SOBRE o pintor. Projeto Eliseu Visconti. Disponível em:. Acesso em: 02 de ago. de 2021
VISCONTI, Tobias Stourdzé. Projeto Eliseu Visconti, 2019. P315 – As duas irmãs ou No Verão. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2019.