-
Negras Livres Vivendo do seu Trabalho (Negresses Libres, Vivant de Leur Travail) (Reprodução)
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Negras Livres Vivendo do seu Trabalho (Negresses Libres, Vivant de Leur Travail) (Reprodução)
Autor
Data
S/r
Descrição
A obra representa uma paisagem urbana, com construções de estilo colonial e calçamento da avenida feito em pedras de cor marrom. Em segundo plano do lado direito há dois indivíduos que parecem estar conversando, o indivíduo posicionado a direita, está de perfil, virado para o lado esquerdo, está descalço, veste uma blusa de cor branca, saia de cor cinza, um tecido de cor cinza por cima dos ombros e um chapéu de palha bege. Já o segundo indivíduo, posicionado do lado esquerdo, está descalço, veste uma saia de cor cinza e outros tecidos de cor cinza e branco cobrindo a cabeça, ombros e tronco. Em primeiro plano, no centro da obra, há três indivíduos, do lado direito há uma mulher de cor negra, descalça, de perfil, com cabelo de cor preta em coque com flores brancas e vermelhas, brinco, vestindo um vestido longo com mangas compridas de cor branca com detalhes em azul e uma espécie de xale de cor bege com detalhes em vermelho sobre os ombros. Ao centro há uma mulher de cor negra, calçando um sapato de cor bege, vestindo um chapéu de estilo sombreiro, blusa branca, saia de cor azul, xale listrado nas cores bege, vermelho e azul sobre os ombros, tecido bege amarrado na cintura, brinco e pulseiras. Do lado esquerdo há um homem descalço, de cor negra, carregando sobre a cabeça uma cesta com diversas frutas e vestindo calças de cor bege. No canto esquerdo da obra há três indivíduos posicionados em frente há uma espécie de loja com as inscrições “Modas Francez”, do lado direito há uma mulher adentrando a loja, posicionada de perfil, cor negra, cabelo de cor preta em coque, brinco, blusa com listras nas cores bege e dourado, saia azul, tecido de cor marrom sobre os ombros e calçando sapatos de cor preta. Ao centro, dentro da loja, há uma mulher de cor negra, com cabelo preto em coque com um lenço listrado nas cores vermelho e bege, usando brinco, colar vermelho, vestido branco longo, e descalça. Do lado esquerdo, dentro da loja, há um indivíduo de cor negra com o braço esquerdo esticado e colocado para o lado de fora da loja.
Classificação / Denominação / Suporte
900 – REPRODUÇÃO > 30 – Estampa/Gravura | 900 – REPRODUÇÃO > 30 – Estampa/Gravura > 4 – Papel | 900 – REPRODUÇÃO
Material
Papel e tinta
Técnica
Impressão sobre papel
Assinatura / Marca / Fabricante
Não há
Dimensões (da Moldura / Base / Estojo)
42 x 50 cm
Histórico (da obra)
Obra original data de 1835, técnica de litografia sobre papel.
Histórico (do autor)
Jean-Baptiste Debret é um artista francês que tem uma boa participação na história do Brasil. Nascido em 1768 em Paris, Debret é um pintor, desenhista, gravador, decorador, professor e cenógrafo. Frequentou a Academia de Belas Artes em Paris e a École de Ponts et Chaussées. Trabalhou como pintor na corte de Napoleão e, após sua queda, integrou a Missão Artística Francesa cujos trabalhos influenciaram os caminhos da arte no Brasil.
Debret trabalha, no Brasil, como professor em seu ateliê, colabora na decoração da aclamação de D. João VI e ensina pintura na Academia Imperial de Belas Artes. Sua morada no país rendeu registros da paisagem, do povo e dos costumes, tendo publicado inclusive um livro, Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em três volumes, entre 1834 e 1839, quando já estava de volta a Paris. Também foi o responsável pelo retângulo verde e o losango amarelo da bandeira brasileira.
Debret faleceu em Paris no ano de 1848.
Referências Bibliográficas
OLEQUES, Liane Carvalho. Jean-Baptiste Debret. Info Escola. Disponível em:. Acesso em 27 de jul. de 2021.
JEAN-BAPTISTE Debret. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 27 de jul. de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7