Histórico (do autor)
Juan D'Aniello nasceu em Migues, departamento de Canelones, em 23 de novembro de 1891. Desde muito jovem viveu na Europa, onde estudou pintura no Real Instituto de Belas Artes da cidade de Nápoles, e posteriormente escultura com Vicente Camilio, terminando os cursos partiu para Roma e Barcelona, onde expôs os seus trabalhos. Em Roma aperfeiçoou sua técnica e continuou trabalhando firme, depois se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde o governo brasileiro lhe encomendou os bustos dos fundadores da república: Deodouro da Fonseca, Quintono Bocayuva e Prudente de Moraes, que foram colocados no Galeria de Honra do Senado Federal do Brasil.
Realizou inúmeros retratos particulares e entre suas principais obras estão: "O menino da concha", "Retrato de minha mulher", "Cabeza de vieja", "Guerrero", "Lobo de mar", etc. Também é autor de inúmeros monumentos como: "María Stagnero de Munar", ao "Dr. Carlos Dighiero", ao "Gral. José Garibaldi" e "Ao Imigrante", também é considerado um dos grandes medalhistas.
A maior parte de sua vida foi passada no exterior, alternando a produção artística com a carreira diplomática. Faleceu na República Argentina em maio de 1972.