Xilogravura em tons de vermelho e sobreposição de imagens que lhes conferem um caráter abstrato. Em primeiro plano há uma forma irregular, localizada na região central do canto direito da composição, onde é possível perceber os veios da madeira. No segundo plano há um losango com cor uniforme, localizado na região central da obra.
Gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora, Maria Anna Olga Luiza Bonomi é uma importante artista plástica no cenário da gravura brasileira. Nasceu na Itália em 1935 e mudou-se para o Brasil em 1946. Maria Bonomi estudou na área de artes no Pratt Institute Graphics Center, na Universidade de Columbia, em Nova York, e também desenho e pintura com personalidades como Yolanda Mohalyi (1909-1978), Karl Plattner (1919-1989) e Lívio Abramo (1903-1992). No Brasil, realizou sua primeira exposição individual em 1956 em São Paulo, em 1959. Frequentou oficinas de gravura em metal no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro – MAM/RJ e participou da fundação do Estúdio Gravura. Em 1999, a artista apresentou sua tese na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.
Em sua trajetória, a artista também se dedicou à escultura e realizou painéis de grandes proporções para espaços públicos, inovando no tamanho e formato de seus trabalhos e demonstrando o desejo de conferir maior impacto estético. Realizou dezenas de exposições individuais e coletivas em diferentes países e estados brasileiros e recebeu diversas premiações.
Referências Bibliográficas
MARIA Bonomi. Escritório de Arte.com. Disponível em: . Acesso em: 31 de jul. de 2021.