Histórico (do autor)
Carlos Scliar é um pintor, gravador, desenhista, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico que nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, no ano de 1920. Sua carreira envolve tanto o Brasil como o exterior. Em seus primeiros anos de carreira, estudou com o austríaco Gustav Epstein e teve contato com o pintor Cândido Portinari. Em 1940, muda-se para São Paulo, lugar no qual realiza sua primeira exposição individual e onde se associa à Família Artística Paulista, com a qual participa da Divisão Moderna do 46º Salão Nacional de Belas Artes.
Em 1943, é convocado para servir durante a Segunda Guerra Mundial, experiência que em 1969 levou à publicação do Caderno de Guerra de Carlos Scliar. De volta ao Brasil, como muitos militares, fez uma campanha contra a ditadura de Vargas. Suas obras se aproximam da corrente expressionista.
Carlos, em sua carreira, trabalhou em revistas, peças teatrais e filmes. Fora do Brasil, em 1947, em Paris, publica o álbum de linoleogravuras Les Chemins de la Faim, com ilustrações que integram a edição francesa do romance Seara Vermelha. Realizou inúmeras exposições, tendo inclusive mostras póstumas.
Carlos faleceu em 2001, no Rio de Janeiro.