Histórico (da obra)
A partir da solenidade de doação do Busto do ex-Senador Francisco Salles, o Museu do Senado iniciou o processamento técnico museológico do objeto, requerendo um número de tombamento Spalm e dando a ele um número de registro museológico. O objeto foi então documentado por meio de uma ficha catalográfica, com a realização de uma pesquisa e de um detalhamento extensivo de todas as suas características. Para a solenidade de entrega do busto que ocorreu no Salão Nobre, em fevereiro de 2022, junto a família do ex-Senador Francisco Salles, o Serviço de Conservação e Preservação do Museu foi fundamental em sua preparação.
O objeto passou por procedimentos de conservação e restauro, sendo higienizado e ganhando duas novas bases em madeira, uma para apoiar o busto e outra para a instalação da placa de identificação. Além disso, a pesquisa realizada durante o processo de documentação possibilitou descobrir que o Sr. Salles utilizava um par de óculos, característico de sua época. Foram então produzidos e anexados à peça um par idêntico, tornando-a mais fiel à imagem do ex-Senador.
Com a solenidade, o busto em homenagem ao ex-Senador do Império passou a integrar oficialmente o acervo do Museu do Senado, sendo emprestado ao Gabinete do Senador Carlos Portinho, tataraneto do ex-Senador Salles.