Histórico (do autor)
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo foi um pintor, ilustrador, caricaturista, gravador, muralista, desenhista, jornalista, escritor e cenógrafo carioca nascido em 1897. Em 1914, inicia sua carreira artística como caricaturista e ilustrador, publicando sua primeira caricatura na revista Fon Fon. Em 1917, muda-se para São Paulo, onde convive com artistas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida.
Em sua trajetória, mora em Paris por algum tempo e entra em contato com artistas como Pablo Picasso, Fernand Léger, Henri Matisse, Jean Cocteau, e de lá trabalha como correspondente do jornal Correio da Manhã. Sua obra é marcada por diversas ilustrações, álbuns, preocupação com o social. Além disso, Di Cavalcanti foi um idealizador e organizador da Semana da Arte Moderna de 1922, um marco na história da arte brasileira.
Teve influência dos estilos cubista e surrealista e foi um dos mais típicos pintores brasileiros pela representação dos temas populares, como o carnaval, as mulatas, o samba, as favelas e os operários
Faleceu no Rio de Janeiro em 1976.