-
Aclamação de Dom João VI – Rio de Janeiro
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Aclamação de Dom João VI - Rio de Janeiro
Autor
Data
S/r
Descrição
A obra tem em seu centro um palco, em cima do palco há em média 10 homens em pé e um sentado em um trono amarelo. O homem ao trono veste capa azul de gola amarela, chapéu amarelo com detalhe azul, trajes brancos por baixo da capa e sapato preto. Segura na mão direita uma vara com uma bola branca na ponta. A frente da cadeira há uma almofada e outro objeto como se fosse uma caixa. A esquerda do trono encontra-se um homem em pé segurando em uma de suas mãos uma grande bandeira e na outra mexe um lenço branco. A frente desse homem observa-se dois homens com cabelos grisalhos e vestimentas brancas. Um deles segura com as mãos um papel e o outro, segura um chapéu com a mão esquerda. Outros dois homens estão em pé ao lado direito. A direita do trono dois homens em pé com a mão direita sob a barriga. Os homens trajam blusa vermelha com uma faixa passando pelo ombro direito, calça e meias brancas até o joelho, e sapatos pretos. O homem da esquerda segura uma espada e o outro uma pequena bandeira. Os outros homens em cima do palco estão com vestimentas religiosas. Um deles saúda com a cabeça baixa o homem ao trono. A direita da gravura observa-se três pilares, alguns homens na parte térrea e várias mulheres em um “camarote” na parte superior. As mulheres trajam vestidos de gala com plumas na cabeça, algumas estão sentadas e outras logo atrás em pé. Na parte térrea, alguns homens levantam lenços brancos e chapéus saudando a pessoa que está sob o trono. São homens da nobreza, alguns com trajes vermelho com listras douradas, carregam uma espada ao lado esquerdo da roupa, com calça bege clara até o joelho, com meias brancas por debaixo da calça que vai até o pé e sapatilha preta com uma tira. Há outro homem em destaque trajando uma espécie de vestido preto, segurando com a mão esquerda um chapéu preto, possui cabelo grisalho médio que está preso quase em seu final e em sua mão direita balança um lenço. A esquerda da tela possui três pilares, cinco lustres, três janelas com cinco cortinas. Os homens estão com vestimentas religiosas, uns seguram lenços brancos saudando o homem ao trono, alguns conversam e outros observam o homem ao trono. Quatro desses homens estão em destaque: um com capa azul, outro com capa bege, um senhor com capa marrom segurando uma bengala alta com a mão direita e outro meio curvado e com capa azul ajudando o idoso de capa marrom.
Classificação / Denominação / Suporte
100 – ARTES VISUAIS > 30 – Estampa/Gravura | 100 – ARTES VISUAIS > 40 – Escultura > 4 – Papel | 900 – REPRODUÇÃO
Material
Papel / tinta tipográfica
Técnica
Impressão sobre papel
Assinatura / Marca / Fabricante
“J. B. Debret del”, impresso no canto inferior esquedo.
Dimensões (da obra)
34 x 54,5 cm (laudo técnico) / 38 x 22 cm (ficha anterior)
Dimensões (da Moldura / Base / Estojo)
/
Histórico (da obra)
S/r
Histórico (do autor)
Jean-Baptiste Debret é um artista francês que tem uma boa participação na história do Brasil. Nascido em 1768 em Paris, Debret é um pintor, desenhista, gravador, decorador, professor e cenógrafo. Frequentou a Academia de Belas Artes em Paris e a École de Ponts et Chaussées. Trabalhou como pintor na corte de Napoleão e, após sua queda, integrou a Missão Artística Francesa cujos trabalhos influenciaram os caminhos da arte no Brasil.
Debret trabalha, no Brasil, como professor em seu ateliê, colabora na decoração da aclamação de D. João VI e ensina pintura na Academia Imperial de Belas Artes. Sua morada no país rendeu registros da paisagem, do povo e dos costumes, tendo publicado inclusive um livro, Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em três volumes, entre 1834 e 1839, quando já estava de volta a Paris. Também foi o responsável pelo retângulo verde e o losango amarelo da bandeira brasileira.
Debret faleceu em Paris no ano de 1848.
Referências Bibliográficas
OLEQUES, Liane Carvalho. Jean-Baptiste Debret. Info Escola. Disponível em:. Acesso em 27 de jul. de 2021.
JEAN-BAPTISTE Debret. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em:. Acesso em: 27 de jul. de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7