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Negros de Carro (Reprodução)
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Metadados
Miniatura
Título
Negros de Carro (Reprodução)
Autor
Data
S/r
Descrição
A obra representa uma paisagem urbana, com uma avenida feita de pedras de cor marrom clara. Em segundo plano ao lado direito, há um portal no estilo clássico na cor bege, que apresenta em seu lado esquerdo oito indivíduos, dos quais sete utilizam chapéu na cor marrom. No meio do portal encontra-se um indivíduo de cor negra carregando sobre a cabeça um objeto semelhante a uma caixa de cor branca, do lado esquerdo do portal encontram-se três indivíduos de cor negra agachados manuseando uma espécie de barril de cor branca que está sendo colocado em cima de uma espécie carro de rolimã também de cor branca enquanto outro indivíduo de cor negra que está de pé os ajuda. As direitas do portal seguem seis construções de estilo colonial no decorrer da avenida. A primeira construção é de cor branca, possui em seu andar térreo: quatro portas de cor cinza e um toldo de cor cinza e apresenta em sua frente quatro indivíduos de pé: o primeiro veste chapéu preto, paletó azul claro e calça cinza, o segundo veste chapéu preto, paletó laranja e calça cinza, o terceiro veste chapéu cinza com detalhe em preto, paletó e calça na cor cinza, o quarto indivíduo veste chapéu cinza, paletó laranja, calça cinza e segura algo semelhante a uma bengala. No segundo e terceiro andar dessa mesma construção há oito janelas, quatro em cada andar, com quadriculado na cor na cor preta, moldura branca e grade na parte inferior na cor preta, há também uma janela na lateral direita dessa construção com essas mesmas características. A segunda construção é de cor branca, em seu andar térreo há três portas na cor cinza com molduras na cor bege, acima das portas há algo semelhante a uma placa e nas ondas superiores existem três janelas com quadriculado na cor preta, moldura bege e grades em sua parte inferior na cor preta, e no topo telhado marrom claro. A terceira construção é de cor branca, possui em seu andar térreo duas portas de cor bege e molduras também na cor bege, no seu segundo andar existe duas janelas com quadriculados, moldura e grade na cor cinza claro, no seu terceiro andar também existe duas janelas com quadriculados, moldura e grade na cor cinza claro, e no topo telhado marrom claro. A quarta construção é de cor branca, possui em seu andar superior duas janelas com quadriculado na cor cinza e grade posicionada em sua parte inferior também na cor cinza, e moldura na cor bege, e no topo telhado marrom claro. A quinta construção é de cinza claro, possui três portas na cor cinza em seu andar inferior, onde há em frente um indivíduo de pé, e em seu andar superior existem três janelas com moldura em cinza escuro e no topo telhado marrom claro. A sexta construção é na cor branca, apresenta grandes muros onde em frente se posicionam de pé três indivíduos, possui um portal no estilo clássico na frente e por cima do muro se vê uma construção com oito janelas laterais de cor cinza claro e no topo telhado marrom claro. Ainda em segundo plano, do lado esquerdo da obra existe algo semelhante a um morro de cor verde claro e acima uma construção na cor branca, com oito janelas e no topo telhado marrom claro. Em primeiro plano há no centro uma espécie de carro de rolimã em madeira de cor marrom claro, quatro rodas de madeira e duas cordas amarradas a ele para que o mesmo seja puxado. O carro carrega uma caixa grande de madeira de cor bege contendo as inscrições “Rio de Janeiro” na parte inferior da caixa. Em cima da caixa maior encontram-se duas outras caixas de madeira de cor bege, uma média e outra pequena que está parcialmente encoberta pela caixa de tamanho médio, as duas estão entreabertas. Do lado esquerdo do carro encontram-se quatro homens de cor negra, descalços, inclinados para a esquerda e puxando a corda que está amarrada ao carro de rolimã. O primeiro homem, que está próximo ao carro de rolimã, puxa com as duas mãos a corda que está amarrada do lado esquerdo do carro, usa chapéu de cor azul, um tecido branco com listras verticais vermelhas que perpassa o ombro direito é amarro embaixo do braço esquerdo e calças de cor branca com listras horizontais de cor vermelha. O segundo homem puxa com as duas mãos a corda que está amarrada ao lado direito do carro de rolimã, usa chapéu bege e um tecido de cor azul amarrado na região da cintura. O terceiro homem puxa com as duas mãos a corda amarrada ao lado esquerdo do carro de rolimã, usa uma espécie de turbante composto pelas cores vermelho e laranja, calça amarela com listras horizontais de cor marrom e tem um tecido de cor bege amarrado na região da cintura. O quarto homem puxa com as duas mãos a corda amarrada do lado direito do carro de rolimã, usa chapéu com listras nas cores azul, bege e vermelho, tecido bege com detalhes vermelhos que perpassa o ombro direito e é amarrado embaixo do braço esquerdo, calça branca e tecido bege com listras horizontais vermelhas amarrado na região da cintura. Ainda do lado esquerdo do carro de rolimã estão dois cachorros de tamanho pequeno, um na cor marrom e outro nas cores preto e branco. Do lado direito do carro de rolimã estão dois homens de cor negra, descalços, com o tronco inclinado para baixo empurrando o carro de rolimã com as mãos. O primeiro homem, que empurra o carro de rolimã pelo lado esquerdo, usa um turbante de cor branca, um tipo de acessório de proteção para os ombros e peitoral de cor bege e calça azul com as barras dobradas. O segundo homem está parcialmente encoberto pelo primeiro homem, usa uma espécie de tecido amarrado na região da cintura composto pelas cores vermelho e laranja.
Classificação / Denominação / Suporte
900 – REPRODUÇÃO > 30 – Estampa/Gravura | 900 – REPRODUÇÃO > 30 – Estampa/Gravura > 4 – Papel | 900 – REPRODUÇÃO
Material
Papel / tinta tipográfica
Técnica
Impressão sobre papel
Assinatura / Marca / Fabricante
Não há
Dimensões (da obra)
58 x 43 cm
Histórico (da obra)
S/r
Histórico (do autor)
Jean-Baptiste Debret é um artista francês que tem uma boa participação na história do Brasil. Nascido em 1768 em Paris, Debret é um pintor, desenhista, gravador, decorador, professor e cenógrafo. Frequentou a Academia de Belas Artes em Paris e a École de Ponts et Chaussées. Trabalhou como pintor na corte de Napoleão e, após sua queda, integrou a Missão Artística Francesa cujos trabalhos influenciaram os caminhos da arte no Brasil.
Debret trabalha, no Brasil, como professor em seu ateliê, colabora na decoração da aclamação de D. João VI e ensina pintura na Academia Imperial de Belas Artes. Sua morada no país rendeu registros da paisagem, do povo e dos costumes, tendo publicado inclusive um livro, Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em três volumes, entre 1834 e 1839, quando já estava de volta a Paris. Também foi o responsável pelo retângulo verde e o losango amarelo da bandeira brasileira.
Debret faleceu em Paris no ano de 1848.
Referências Bibliográficas
OLEQUES, Liane Carvalho. Jean-Baptiste Debret. Info Escola. Disponível em:. Acesso em 27 de jul. de 2021.
JEAN-BAPTISTE Debret. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 27 de jul. de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7