-
Ipês – nº 179
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Ipês - nº 179
Autor
Data
2006
Descrição
Em primeiro plano, na parte central, há uma estrada de cor cinza escuro, parcialmente coberta por pétalas de flores amarelas. Do lado esquerdo da estrada há uma calçada estreita, coberta por pétalas amarelas, com pouco mais de seis árvores em sua superfície, todas de porte médio, tronco fino e marrom claro, e algumas plantas de porte baixo em verde escuro na parte inferior do tronco. A primeira árvore tem a maior parte de suas folhagens na cor verde claro e escuro, enquanto as outras árvores estão completamente floridas com flores amarelas. Por trás das árvores há uma espécie de muro de cor bege com uma faixa em marrom em boa parte do muro que se assemelha a terra. Do lado direito da estrada há uma calçada coberta por pétalas amarelas, com cerca de sete árvores em sua superfície, todas de porte médio, tronco fino e marrom claro, vegetação rasteira na parte inferior do tronco, a segunda e terceira árvores estão completamente floridas com flores amarelas, enquanto as outras árvores possuem folhas em verde escuro, atrás destas árvores há um muro de cor bege com plantas de porte baixo na parte inferior. Atrás do muro vê-se a parte superior de algumas árvores nas cores amarelo, marrom e verde escuro, mais a frente do muro há uma construção em branco e marrom avermelhado. Em segundo plano há a continuação da estrada inclinada à esquerda, do lado direito há vegetação de porte baixo e uma construção de cor branca, com algumas janelas e telhado em marrom avermelhado. Em terceiro plano está retratado o céu em tons de azul médio, azul claro e branco.
Classificação / Denominação / Suporte
100 – ARTES VISUAIS > 10 – Pintura > 1 – Têxtil (tela) | 100 – ARTES VISUAIS > 10 – Pintura | 100 – ARTES VISUAIS
Material
Óleo sobre tela
Técnica
Óleo sobre tela
Assinatura / Marca / Fabricante
S/r
Dimensões (da obra)
50 x 75 cm
Dimensões (da Moldura / Base / Estojo)
68 x 93 cm
Histórico (da obra)
Ipês: Ipê-amarelo ou ipê comum (tecoma longiflora) – pode atingir 25 metros de altura, sendo bastante encontrado em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.
Histórico (do autor)
Jonas Lemes é um artista plástico autodidata natural de Cambuquira, Minas Gerais. Apesar do seu interesse pela arte vir desde a infância, Jonas só começou a pintar aos 25 anos em 1990. Realizou inúmeras exposições no Brasil e no exterior, conquistando mais de vinte premiações por todo o Brasil, e obteve sua arte divulgada em importantes meios de comunicação, tais como, na revista Terra da Gente, TV Globo, TV Globo Regional - EPTV, e outras revistas e jornais.
Jonas Lemes faz uso da sua arte para a conscientização em relação ao cuidado com os recursos do meio ambiente, utilizando técnicas como reciclagem de lonas para telas e utilização de molduras provindas de madeira de reflorestamento, além de trabalhar com temáticas que remetem o público à natureza, visando à conscientização da necessidade de preservá-la, como paisagens, árvores e o homem em harmonia com ela.
Assim, o artista tornou-se conhecido devido a sua abordagem inovadora de fortalecimento da cultura, da cidadania e da educação ambiental.
Referências Bibliográficas
JONAS Lemes. provas. Disponível em: . Acesso em: 22 de jul. de 2021.
JONAS Lemes. Centro Cultural. Câmara dos Deputados. Brasília, Disponível em: . Acesso em: 22 de jul. 2021.